Diário da Astróloga: 04/Set/24 | Plutão está de volta a Capricórnio! Como o planeta entrou no signo em 2008 e sai só agora em 2024, estamos falando de um movimento planetário histórico e monumental e que finalmente terá o seu desfecho épico. Todas as vezes que o deus da morte e do renascimento entra e sai de um signo, ele muda completamente a nossa realidade coletiva, pessoal e psíquica. E agora, não será diferente. No conteúdo de hoje, eu falo sobre o quê podemos esperar para o adeus de Plutão. Um assunto de especial interesse para aqueles que têm aspectos importantes no signo, como Sol, Ascendente, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte ou Nodo Sul. Mas, também para todos nós, pois todos temos Capricórnio nos nossos mapas e em nossas vidas.
⚫ PLUTÃO
Plutão foi rebaixado pelos astrônomos (2006), mas é monumental para os astrólogos. Aliás, é curioso imaginar que o senso comum o chama agora de "anão", sendo ele um gigante. Será que de alguma maneira estamos negando a nossa faceta mais inconsciente e profunda, simplesmente por que não conseguimos acessá-la ou entendê-la? Isso diz muito sobre o momento presente e a nossa tentativa de ignorar o planeta que rege o inconsciente das massas.
⚫ PLUTÃO
Plutão foi rebaixado pelos astrônomos (2006), mas é monumental para os astrólogos. Aliás, é curioso imaginar que o senso comum o chama agora de "anão", sendo ele um gigante. Será que de alguma maneira estamos negando a nossa faceta mais inconsciente e profunda, simplesmente por que não conseguimos acessá-la ou entendê-la? Isso diz muito sobre o momento presente e a nossa tentativa de ignorar o planeta que rege o inconsciente das massas.
Plutão é conhecido por ser um deus, planeta e princípio psicológico relacionado ao morrer e ao renascer. E em alguns momentos da vida, tudo o que mais desejamos é nascer de novo, noutro país, carreira ou relacionamento. Mas, quem tem de fato coragem de "morrer" simbolicamente e pagar o preço da transformação? Plutão é essa instância psíquica que de forma muito profunda e nem sempre fácil, nos faz reviver a história da Fênix. E então retornaremos ao pó, pessoal ou social, para regressarmos noutro estágio.
⚫ NOS SIGNOS
Plutão leva em média 250 anos para dar a volta completa no zodíaco. E em alguns signos ele pode ficar entre 14 ou até 20 anos. Em Capricórnio, ele entrou em 2008 e se despede em 2024. São 16 anos de transformação nos assuntos favoritos de Capricórnio e de pessoas com aspectos importantes no signo. Nem todos serão diretamente tocados por essa transformação. Muito menos durante ininterruptos 16 anos. Mas, se você tem aspectos neste signo, certamente foi mudado por ele.
⚫ EM CAPRICÓRNIO
Capricórnio é o 3º signo do elemento terra. Por isso é corpo, matéria e materialidade; terra, território e mapas geopolíticos; trabalho, carreira e profissão; base, chão, pilar e alicerce; sobrenome e crachá; dinheiro e economia; segurança, estrutura e solidez; grandes empresas, capitalismo e status quo; tradição, rigidez e formas ultrapassadas.
⚫ ÚLTIMA VIAGEM
Plutão ficará no último grau de Capricórnio (29º) de 01/Set a 19/Nov. Ou seja, até lá, ele vai fazer revisões, análises, revelações e fechamentos. O que foi finalizado e selado, Plutão não tem nada o que tocar, a não ser consagrar. Mas, aquilo que ainda está em aberto ou precise ser conduzido para ser transformado com Plutão em Aquário à partir de 20/Nov até 2044, Plutão o fará.
Como Plutão tem uma forte relação com riqueza, poder, o ilícito, o sexo, a violência, o inconsciente e as massas, tudo aquilo que ainda estiver fora de lugar, ele deve interceder, agindo sobre controles, desejos, manias, compulsões, vícios, perversões e potências. Mas, também no sentido de desnudá-las e curá-las. Afinal, Plutão é também um grande alquimista.
⚫ PLUTÃO NO 10º SIGNO
Plutão é "Pluto" na mitologia Grega, "o rico". E foi na sua entrada em Capricórnio, em 2008, que estourou a bolha imobiliária nos EUA e teve início a crise econômica mundial. O que teve um impacto brutal, transformado a maneira como lidamos com trabalho, carreira, estabilidade, dinheiro e valor. No apagar das luzes, no último grau do signo, espera-se mais uma chacoalhada financeira que entregue para Aquário um mundo que vá em busca do seu lema: "igualdade, liberdade e fraternidade", num mundo mais justo e equânime.
⚫ VIDA PESSOAL
Nestes últimos anos, Plutão em Capricórnio mudou a vida de todos nós. Para alguns, ele foi o adoecimento ou a perda de entes queridos. Ou o começo de um casamento ou um difícil divórcio. Para outros, foi o fim de uma profissão e o início de outra, num demorado processo de transição de carreira. Ou ainda a mudança para uma nova cidade ou país, como cidadão, migrante ou refugiado. Como é a autoridade, muitos se tornaram mães e pais, renascendo como família. Ou se tornaram chefes, assumindo responsabilidades e cargos de poder. Como é corpo, ele fala de transição de gênero, adoecimento e cura, nascimento e morte. Como é solidez, pode ter sido o fim de uma família, um sobrenome ou uma tradição. Ou a perda da riqueza, com o fim de uma conta bancária, de uma empresa, um negócio ou um império financeiro (Sílvio Santos).
Fato é que, aqueles que encararam o "morrer para renascer", não precisam temer. A missão com Plutão é encarar a transformação, que geralmente é dolorosa, radical e profunda. Mas, aqueles que ainda acham que podem driblar o senhor dos submundos, bem... esses ainda têm contas a acertar com o destino. E o apagar das luzes de Plutão em Capricórnio pode ser o golpe final sobre pensamentos retrógrados, posturas ultrapassadas, medos, apegos, velhas manias e tradições, valores enrijecidos e insustentáveis. Plutão, pode nos fazer miseráveis antes de mostrar uma luz no fim do túnel. Ele é Guimarães Rosa quando diz que "a vida é um rasgar-se e remendar-se!
⚫ VIDA COLETIVA
Muito ainda pode acontecer no último grau de Capricórnio. Eis algumas possibilidades, lembrando que a astrologia inclina, mas não determina.
1) TERRITORIALIDADE: Como Capricórnio é terra, poder e nação, novos mapas geopolíticos poderão ser definidos. Nos últimos anos, a Ucrânia perdeu a Criméia e Nagorno Karabakh sumiu do mapa. Por isso, a Rússia ainda pode abocanhar um novo pedaço da Ucrânia. E Gaza? Como fica? Há quem diga que alguns radicais sonhavam em transformar a faixa numa nova Copacabana. Você passaria suas férias no lugar mais plutoniano do planeta?
2) DISPUTAS DE PODER: Conflitos atuais podem ganhar um novo capítulo. Por isso eu teria olhos para o que acontece atualmente entre Taiwan e China, Coréia do Norte e Coréia do Sul e alguns países da África que a mídia pouco cobre, como é o caso da monumental crise humanitária do Sudão, que só ganha interesse internacional quando o fluxo migratório colossal ameaça os interesses de países importantes.
3) GUERRAS: Foi na transição entre Plutão entre Câncer e Leão, signos opostos e complementares a Capricórnio e Aquário, que aconteceram as duas Guerras Mundiais. Não é à toa que estamos ouvindo ecos dessas histórias novamente, como sentimentos de supremacia ou o ódio a migrantes e refugiados. Fato é que Plutão no limiar entre estes signos, pode fazer eclodir novas guerras. Desde que Plutão chegou aos últimos graus de Capricórnio, não nos sentíamos tão ameaçados.
4) PLUTÃO NOS EUA: Como cerca de 250 anos atrás aconteceram as guerras de Independência dos EUA, os norte-americanos estão vivendo novamente o que chamamos de O RETORNO DE PLUTÃO sobre o mapa natal do país. É um período de "morte e renascimento" de seus próprios valores. Sincronicamente, é agora que se vive uma disputa eleitoral que podem mudar por completo os destinos do país. As eleições acontecerão em 05/Nov. E em 20/Nov, Plutão ingressa em Aquário. Ou seja, é mesmo no último segundo de Plutão em Capricórnio que poderemos ver algo de monumental acontecendo por lá, inclusive ditando novos rumos para o mundo.
5) RADICALISMO: Radicalismo não é propriamente algo diretamente relacionado a Plutão em Capricórnio (embora o signo seja relacionado a velhas tradições), mas em Aquário, dentro da sua perspectiva mais sombria. Por isso, os radicalismos ideológicos e políticos estão sendo chocados como ovos de urubu neste instante. Não é à toa que os radicais de extrema direita venceram novamente na Alemanha. Uma situação que não acontecia desde a 2ª Guerra Mundial e que assombra quem viveu os fantasmas do nazismo ou do fascismo. Eis uma herança que Plutão em Capricórnio pode deixar para Plutão em Aquário.
6) DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA: A disputa atual entre a figura plutoniana de Elon Musk e a justiça brasileira é um exemplo de como algumas empresas e setores, sem regulamentação, podem ter um impacto brutal na vida dos cidadãos de um determinado país. O que fala diretamente contra a soberania das nações. Plutão em Capricórnio também deve entregar para Plutão em Aquário o nível máximo de disrupção tecnológica, para que no signo do futuro, tudo isso seja repensado. Mas, não antes sem causar um grande estrago. Da mesma maneira como a I.A. torna-se a grande ameaça do momento, segundo o historiador Yuval Harari, que alerta para a uma força que pode tomar poderes e agir contra a própria raça humana (Aquário).
7) AMEAÇA NUCLEAR: No apagar das luzes de Plutão em Capricórnio ele pode entregar para o mundo situações dificílimas para que Aquário resolva. E como este é o signo das massas, questões nucleares podem ser um ponto importantíssimo a desunir e reunir as pessoas. Atenção total ao que acontece entre Rússia e Ucrânia. Mas, também às tensões no Oriente Médio, envolvendo Irã e Israel.
8) MUDANÇAS CLIMÁTICAS: As catástrofes relacionadas às Mudanças Climáticas não estão diretamente associadas a Plutão em Capricórnio. Mas, elas serão um grande tema para quando Plutão chegar ao signo do coletivo (Aquário). Fato é que como em Capricórnio estamos falando de economia, as grandes catástrofes que estão previstas para Setembro e Outubro por causa dos Eclipses, podem ser fator de grande empobrecimento de cidades, países e regiões. E isso sim é tema para Capricórnio.
9) CRISE ECONÔMICA: Assim como no começo, Plutão pode se despedir de Capricórnio com um novo abalo econômico de grandes proporções. Algo que entregue a Aquário uma grande desigualdade social, para que o planeta da igualdade tenha que reelaborar e transformar.
10) CRISE DO CAPITALISMO: O capitalismo pode sofrer portanto, um grande abalo. E TERREMOTOS como o que aconteceu em Portugal, mas também chacoalhadas nas bolsas de valores do mundo todo, podem fazer a terra tremer. Plutão no final de Capricórnio é um sacodir até ruir.
⚫ ENFIM...
Na vida de todos nós, a despedida de Plutão por Capricórnio sela transformações lentas e profundas de maneira épica. Há uma geração de jovens hoje, por volta dos seus trinta e poucos anos, que têm vários planetas lentos em Capricórnio. Toda essa geração irá refletir especialmente sobre trabalho, riqueza, sucesso e ascensão social. Esses são temas relacionados ao signo. Mas, a que preço? O da saúde mental? Uma pergunta é: "O que é sucesso para você?" Certamente as respostas poderão ser muito diferentes.
⚫ UMA LUZ PARA CAPRICÓRNIO
Mas, há um lado luminoso em Capricórnio que ainda precisa ser descoberto. O símbolo do signo é um bode com rabo de peixe. Esse detalhe sugere que o último signo de terra, que já trabalhou e chegou ao sucesso, deve agora oferecer sua ajuda para aqueles que mais precisam, numa atitude altruísta. Para algumas tradições religiosas, como o budismo, este é o signo dos BODISATVAS, daqueles que por compaixão, seguem o caminho da espiritualidade e se dedicam à construção de um mundo melhor e mais elevado. Como são os casos do Padre Júlio Lancelotti, da professora Lúcia Helena Galvão e ex primeira dama dos EUA, Michelle Obama.
Plutão é acima de tudo um grande alquimista, como eu disse. E se exercermos o DESAPEGO, poderemos viver as suas lições com mais sabedoria e menos ansiedade. Independentemente do signo, Plutão nos ensina que a vida é TRANSITORIEDADE, TRANSFORMAÇÃO E CURA!
Aline Maccari
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
● O vídeo completo pode ser visto no canal da @aastrologa no YouTube: / @aastrologa . Ou clique no link que segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
● CONTATO E MARCAÇÃO DE CONSULTAS: Para marcar uma consulta envie um e-mail para aastrologa@gmail.com. Para mais informações, acesse o site www.aastrologa.com.br
● CRÉDITOS / CREDITS: @aastrologa
● DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
●TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #PrevisãoSemanal #PrevisãoAstrológica #Propósitodevida #SaúdeMental #BemEstar | #PlutãoRetrógrado #PlutãoemCapricórnio #Eclipse #cura #transformação #alquimista #capitalismo #guerra #casamento #relacionamento