quinta-feira, 18 de novembro de 2021

O Simbolismo do Touro

Diário da Astróloga: 18.11.21 | Assim na Terra como no Céu! Os eventos celestes às vezes nos atravessam de tal maneira que além de simbólicos, se materializam diante de nós. E neste ano, me parece que as vezes em que o Touro se faz forte, ele apareceu mesmo diante de nós. Em 06.01, quando Marte entrou em Touro, o "animal" foi visto invadindo o Capitólio e se sentando na cadeira dos congressistas. Desta vez, com a aproximação do Eclipse, com a Lua Cheia em Touro, em frente o prédio da Bolsa de Valores de São Paulo, o "Touro de Ouro" foi motivo de protesto, tendo a palavra FOME estampada em suas costelas. Como estamos juntos, olhando todos os dias para o Céu e a Terra, tentando compreender seus mistérios e sentidos, entender mais profundamente o significado do Touro talvez nos faça compreender melhor a cena que vimos e seus significados, neste dia que antecede o Eclipse em Touro.

O TOURO NA ANTIGUIDADE
Como conta brilhantemente o historiador Yuval Harari, éramos seres coletores, felizes, nômades e por isso ninguém sofria de tédio. Até que alguns mais inteligentes perceberam que as sementes que caiam no chão se tornavam as árvores daqueles frutos. Foi aí que surgiu a AGRICULTURA e uma revolução que mudaria o mundo para sempre, com o surgimento comunidades estáveis. E imediatamente o Touro tornou-se o animal que promoveu, viabilizou e multiplicou esse empreendimento. 
Quem mais tinha em seu poder touros e vacas, tinha o poder do arado, pois só a força de tração inigualável desses animais era capaz de abrir sulcos na terra para a plantação em maior escala. Além disso, o touro era o melhor animal de carga, podendo transportar as colheitas de uma aldeia para oura. Por isso, quem tinha touros e vacas tinha  plantação, transporte, couro, carne, ossos, leite e consequentemente uma família feliz e próspera. 
Como era um animal reconhecidamente fértil, sua imagem foi reproduzida desde a Mesopotâmia ao Egito Antigo, passando pela Grécia e Roma. E em alguns desses lugares o próprio Touro, dentro do aposento na noite de núpcias, garantiria que o casal teria uma próspera prole. 
E se tornando o animal que ajudou a mudar o mundo, tornou-se um dos seres mais celebrados e reverenciados na antiguidade. E assim, a raiz da palavra (cattle = gado) é a mesma raiz da palavra CAPITALISMO. 

NA PSIQUE 
Para a psique humana, seja em forma de animal, deus ou constelação, o Touro é sinônimo de estabilidade, fertilidade, trabalho, riqueza, família, agricultura e alimentação. Por outro lado, sua falta simboliza incerteza, decadência, pobreza e fome. De modo que vemos luz na sua presença e sombra na sua ausência. 

O BOI DA BOVESPA
A escultura do "Boi de Ouro", que obviamente não é de ouro, foi encomendada pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, e instalada no último dia 16, num ato muito pouco original, aos moldes do Touro de Wall Street que fica no centro financeiro de Nova York. A questão é que o Touro, símbolo do capitalismo, não poderia estar em outro lugar dos EUA. Mas veio para o Brasil num dos piores momentos da economia. Há muuuuuitos anos o país não apresentava uma inflação de dois dígitos. 
Os preços do arroz, da carne, dos combustíveis ou do botijão de gás tem inviabilizado a vida cotidiana dos brasileiros. E com a pandemia, tudo ficou ainda mais difícil. Famílias inteiras de trabalhadores estão sendo despejadas de suas casas porque não tem dinheiro para se sustentarem. E nas principais capitais brasileiras, o novo perfil dos moradores de rua são pais e mães com seus filhos morando debaixo de lonas, pontes ou praças. 
O Brasil está não apenas às vésperas de uma recessão, mas de um momento de decadência que levará anos para se restabelecer. É por isso que, por mais que os caras da B3 quisessem ver o país prosperar, a prosperidade está passando ao largo do Brasil. E não será a ostentação de um "touro de ouro" que fará a economia voltar aos trilhos. O boi de São Paulo não é apenas uma investida no momento errado, mas uma afronta a pessoas que passam todos os dias por este mesmo cenário, o centro da capital mais rica do país, pedindo trabalho, abrigo e comida, para si e seus filhos. 


O ECLIPSE EM TOURO
Na madrugada desta 5ª para 6ª estaremos vivendo um Eclipse no eixo Touro-Escorpião. Ontem falei sobre isso. Sugiro que leiam ou releiam sobre seus significados que irão nos invadir do macrocosmo ao microcosmo, assim como na manifestação em São Paulo. Com a Lua Cheia no signo de Touro, estamos falando de tudo o que diga respeito a sua carga simbólica, sejam aspectos luminosos ou sombrios. Infelizmente o país tem vivido sua faceta mais sombria, com cerca de 49% da população em estado de insegurança alimentar. O que quer dizer que quase a metade do país não sabe se vai ter as 3 refeições por dia. 

Que o ato simbólico de colar a palavra FOME no "boi de ouro", sendo da FOME o aspecto mais sombrio da manifestação de Touro, sirva para nos lembrar tudo o que nos falta neste momento e tudo o que precisa ser feito para mudarmos esta situação. Se os caras da Bovespa tivesses distribuído cestas básicas teriam mandado muito melhor que esfregado o Touro na cara de quem não tem onde cair morto.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana





Diário da Astróloga 18.11.21: Assim na Terra como no Céu! Às vésperas do Eclipse Lunar em Touro, o bicho se materializa na frente da Bolsa de Valores em São Paulo, Brasil! E assim que surgiu foi "avacalhado". O que dizem os manifestantes tem total relação com o que acontece neste momento. E é isso que eu explico no vídeo de hoje! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS / CREDITS: Foto do boi da Bovespa.
#alinemaccari #astrologia #astróloga #mapaastral #signos #zodíaco #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #autoconhecimento #céudasemana #previsão #brasília #bsb | #escorpião #Eclipse  #EclipseLunar #economia #fome #pobresa #bovespa #boideouro #touro #manifestação #insegurançaalimentar #desemprego #inflação 

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas