quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Mens sana in corpore sano

Diário da Astróloga: 16.09.21 | "Mens sana in corpore sano". A frase da Roma Antiga, famosinha na modernidade, especialmente entre atletas e marombeiros ou na placas motivadoras de academias vem a calhar nesta quinta-feira. Ela quer dizer "Mente sã num corpo são". Com o Sol em Virgem, signo de saúde, em bom aspecto com Plutão em Capricórnio de 15 a 17.09 podemos e devemos cuidar do corpo, da mente e ter não apenas bons resultados como também notícias de cura, como sugere Plutão. Hoje é também um ótimo dia para você se inscrever na academia (se vacinado plenamente), começar alguma atividade física ao ar livre ou mesmo investigar e contar com diagnósticos clínicos mais claros, precisos e otimistas.
A frase "Mens sana in corpore sano" do poeta Décimo Júnio Juvenal, do ano 50 depois de Cristo é uma citação de uma Sátira: uma técnica literária que ridiculariza um determinado tema, geralmente como forma de intervenção política, com o objetivo de provocar mudanças. Por isso, a obra de Juvenal pode não ser o que parece, mas na verdade uma crítica ao paganismo romano e seus excessos. E o mais irônico disso tudo é citar um crítico ao paganismo numa página pagã. É interessante como as camadas do tempo vão sobrepondo conceitos, interpretações e mal entendidos sobre as histórias. Fato é que seu significado para o senso comum é atualíssimo, pois não há corpo são sem uma mente sã, tão pouco um corpo são sem uma mente sã, especialmente em tempos pandêmicos. E precisamos cuidar dos dois que em última instância são apenas um. Numa tradução livre, Juvenal teria dito:
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.

Entre várias interpretações possíveis, concordemos! Uma vida tranquila e saudável passa necessariamente por virtudes. Estes, portanto, serão dias de virtudes, físicas, espirituais e mentais. Façamos os nossos esforços para obtermos os melhores resultados.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 




CRÉDITOS / CREDITS:
Escultura de um atleta romano. Imagem de origem não identificada até o momento desta publicação. Caso você o identifique por favor nos avise para que possamos creditar adequadamente.
#alinemaccari #aastrologa #astrologia #astróloga #mapaastral #zodíaco #signo #signos #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #autoconhecimento #céudasemana #previsão |  #equinócio #primavera #outono #virgem #signodevirgem #defeitosdevirgem #burnout #workaholic #TOC #saúde #compulsão #mania #maníaco #crítica #diagnóstico

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas