quinta-feira, 6 de maio de 2021

Happy Birthday Dr. Freud

Diário da Astróloga: 06.05.21 | Em 6 de Maio comemora-se o aniversário de um célebre taurino: Sigmund Freud. O pai da psicanálise é uma daquelas figuras que com sua passagem pelo planeta divide a história em antes e depois. Foi por meio do trabalho com as histéricas do séc. XIX que ele começou a perceber que algumas perturbações humanas tinham fundo psicológico e não orgânico. É Freud quem muda o rumo do mundo criando o conceito de INCONSCIENTE e tudo o que dele deriva, provando que há mais na alma humana que qualquer um de nós poderia imaginar. Daí nascem o COMPLEXO DE ÉDIPO, a INTEPRETAÇÃO DOS SONHOS, a LIVRE ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS e tudo isso orbitando ao redor de um conceito que é central: O DESEJO. Pois seria o que desejamos, o que alcançamos ou não que nos faz caminhar e evoluir na vida. E por outro lado sendo a não fruição do desejo, um gatilho para as mais variadas psicopatologias. O que Freud revela ao mundo do início do século passado, precisamente no ano de 1900 com a publicação de A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS, é que há um mundo vasto, subjetivo, emocional, complexo e paralelo dentro de nós, como um rio que corre debaixo de uma montanha. E que guia nossas vidas tanto quanto ou mais que as experiências objetivas do cotidiano. 
Mas para além de explicar sobre suas teorias, inclusive porque não sou especialista em Freud, gostaria de falar de uma faceta do PAI DA PSICANÁLISE que talvez pouca gente conheça. Freud era taurino, aliás um super taurino com Sol, Mercúrio, Urano e Plutão neste signo. E como este é o primeiro signo do elemento Terra, estamos falando de materialidade e corporeidade. Com o signo ASCENDENTE em ESCORPIÃO, o eixo TOURO-ESCORPIÃO pode ser visto em seu MAPA NATAL como a base para a compreensão do SEXO enquanto força motriz da existência. Mas há uma faceta neste homem de Touro, dedicado ao trabalho, à família, ao corpo, à alma e ao desejo sexual que pouca gente conhece. É a sua faceta artística! Em Touro, signo regido pela Vênus, não podemos de maneira alguma esquecer a sua familiaridade com as artes, a estética e o belo. E num trecho capturado pelo pós junguiano James Hillman, na obra "Ficções que Curam", isso se torna bem evidente:

"Todos pensam que sustento o caráter científico de meu trabalho e que meu principal objetivo reside em curar doenças mentais. Trata-se de um erro terrível que prevalece há anos e que não consigo corrigir. Sou cientista por necessidade, não por vocação. Por natureza, sou realmente um artista... E disso há uma prova irrefutável: em todos os países nos quais a psicanálise penetrou, ela é mais bem compreendida e aplicada por escritores e artistas do que por médicos. Meus livros, de fato, se parecem mais com trabalhos de imaginação do que com tratados de patologia... Eu consegui vencer meu destino de forma indireta e realizei meu sonho: permanecer um homem de letras, embora, na aparência ainda seja um médico. Em todos os grandes homens da ciência há uma pitada de fantasia, mas ninguém se propõe, como eu, a traduzir as inspirações oferecidas pelas correntes da literatura moderna em teorias científicas. Na psicanálise, encontram-se fundidas, apesar de transformadas em jargão científico, as três maiores escolas literárias do século XIX: Heine, Zola e Mallarmé estão unidos em mim sob a patronagem do meu velho amigo, Goethe."

O que Hillman nos lembra é que a origem do pensamento freudiano é imaginação e poesia. Que qualquer caso deverá ser uma expressão imaginativa, uma ficção disfarçada de linguagem científica médica, tanto da parte do contador, quanto da parte do ouvinte, no caso o terapeuta.  A tentação taurina é geralmente para o trabalho, a segurança, a materialidade da vida. Mas nem FREUD deixou que a faceta venuseana da arte se afastasse dele. Muito pelo contrário! Que os taurinos e taurinas que leem o texto de hoje não percam de vista a arte, a cultura e a beleza como base para tudo o que possam fazer. Happy Birthday Freud! E obrigada!
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Foto do Dr. Sigmund Freud. Um gatão! Não acham?




Diário da Astróloga: 06.05.21. No dia 6 de Maio comemora-se o aniversário de um taurino ilustre: Sigmundo Freud, o pai da psicanálise. No vídeo de hoje, proponho compreendê-lo por meio de alguns dos seus traços astrológicos, contando também com a ajuda de James Hillman Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝ 


CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #luaminguante #luaemaquário #plutãoretrógrado  #mercúrioretrógrado  #trabalho #sigmundfreud #freud #psicanálise #aniversáriofreud #psicanalista #inconsciente #interpretaçãodossonhos #sonhos #sexo #sexualidade #amoresexo #histeria #histérica #jameshillman #desejo

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas