quarta-feira, 24 de março de 2021

Símbolos de força espiritual

Diário da Astróloga: 24.03.21 | Para o Dr. Carl Jung, "símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida cotidiana, embora possua conotações especiais além do seu significado evidente e convencional." "Assim, uma palavra ou uma imagem é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado manifesto e imediato. Esta palavra ou esta imagem tem um aspecto inconsciente mais amplo, que nunca é precisamente definido ou inteiramente explicado." "Por existirem inúmeras coisas fora do alcance da compreensão humana é que frequentemente utilizamos termos simbólicos como representação de conceitos que não podemos definir ou compreender integralmente. Esta é a uma das razões por que todas as religiões empregam uma linguagem simbólica e se exprimem através de imagens. Mas esse uso consciente que fazemos do símbolo é apenas um aspecto de um fato psicológico de grande importância: o homem também produz símbolos."
Assim, vivemos ao redor de símbolos, nos apropriamos dos já existentes e produzimos nós mesmos símbolos conscientes e inconscientes. O que vemos nos sonhos são imagens inconscientes. Mas o que cultivamos ao nosso redor são símbolos conscientes, embora carreguem consigo grande parte de um consciente/inconsciente coletivo, especialmente relativo à cultura.
Em tempos conturbados como o que estamos vivendo a psique profunda, também alterada pelos acontecimentos, tenta constantemente ligar pontos e produzir sentido. Por isso um fluxo tão grande de sonhos, impressões e sensações. E também por isso, manter símbolos conhecidos ao nosso redor, especialmente símbolos de força espiritual e moral podem nos ajudar a atravessar momentos obscuros. Não que um objeto seja responsável por qualquer mudança ao nosso redor ou dentro de nós. Mas uma imagem ou objeto pode evocar uma determinado habilidade que precisamos crer ou desenvolver. 

O CACTO
A planta é comum nas Américas, embora também esteja presente na África e em alguns lugares da Ásia. E é símbolo de força, resistência, adaptação e beleza interior. O cacto é capaz de sobreviver a ecossistemas muito variados, em geral áridos e quentes, como os desertos, as caatingas do nordeste brasileiro ou como o cerrado do Planalto Central. Os espinhos ao redor, nem sempre agradáveis aos olhos, protegem a planta de sua riqueza interior, a capacidade de armazenar água sem perdê-la na transpiração. Para algumas culturas ela tem um papel simbólico histórico. No México, ela dava o nome à antiga capital do Império Asteca, Tenochtitlan, que significa "Lugar dos Cactos Sagrados", hoje a Cidade do México. Para algumas tradições nativas norte-americanas, o cacto representa não apenas forças espirituais ou a reencarnação de espíritos conhecidos, mas também produz um chá alucinógeno que induz o sujeito a estados alterados de consciência em rituais sagrados.
Um dos símbolos de força que sempre está presente em minha vida é o cacto. Ele está no cenário da Astróloga, no YouTube, todas  as manhãs quando abro as portas da minha casa para conversar com vocês. Sua presença, apontando para o céu, sempre me lembra do quanto preciso ser forte e resistente como ele. Belo, sólido e sempre verdejante, me lembra uma força presente da natureza, quase como uma entidade e portanto a força tenaz da vida. O símbolos são tão importantes para nós que há dias em que nós até mesmo assumimos a sua personalidade. Em momentos difíceis, sabendo que ao nosso redor morreram mais de 3 mil pessoas num único dia, EU SOU UM CACTO. A gente se torna o símbolo! Que cada um de nós, neste momento tão desafiador, consiga encontrar forças na simbologia de imagens, objetos, palavras, orações ou sonhos para seguirmos firmes e adiante. São os símbolos que nos lembram sempre da nossa verdadeira natureza interior e da fortaleza que precisamos nos tornar, nos momentos mais difíceis da vida.
Qual o seu símbolo de força e fé? Você tem algum? Compartilhe conosco!
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Foto de Wander Wisdom



Diário da Astróloga: 24.03.21 | Em tempos desafiadores como estes alguns símbolos de força espiritual podem ser de grande ajuda. No vídeo de hoje apresento a tradução do Dr. Carl Jung para SÍMBOLO e pergunto: "Qual é o seu símbolo? E o que ele significa?" Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
YOUTUBE👉  www.youtube.com/aastrologa   -
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #covidbrasil #pandemiabrasil  #fé #mortescovid   #oxigênio #300milmortes #300milcovid #colapsonasaúde #sosbrasil #símbolo #simbologia #oração #patuá #resistência #força #garra #coragem #esperança #espiritualidade

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas