quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O lado sombrio de Peixes: as 10 qualidades sombrias do signo

Diário da Astróloga: 24.02.21 | Todos os signos tem os seus aspectos luminosos e sombrios. Compreender seus aspectos conscientes é sempre muito mais fácil que mergulhar na faceta inconsciente do nosso comportamento. Por isso se faz tão importante descortinar algumas qualidades sombrias, pois só assim podemos de fato conhecer e integrar as diversas características da nossa personalidade. Hoje falarei sobre as qualidades sombrias do signo de Peixes. E é fundamental compreender que os desafios listados aqui são uma sugestão de qualidades, que podem ou não se manifestar, às vezes conjuntamente a outras características sombrias e que inclusive podem ser vistas em todos nós, afinal, todos temos o signo de Peixes no mapa, embora nem todos tenhamos planetas importantes como Sol, Lua, Ascendente, Marte ou Vênus neste signo. Falar de sombras é sempre algo desconfortável, às vezes dolorido. A intenção desta "lista de qualidades sombrias" é iniciar um diálogo sobre a sombra pisciana e ajudar aqueles que são "vítimas" dos aspectos sombrios do signo. 

A ORIGEM
Peixes é o 12º signo, o último grau de evolução na narrativa da roda zodiacal, regido por Netuno e acontece simbolicamente no final do inverno no Hemisfério Norte. Tudo isso corrobora para direcionar a compreensão sobre o ser e estar de Peixes no mundo.

1. HIPER SENSIBILIDADE: 
Sendo o 3º signo do elemento ÁGUA, este pode ser o mais sensível do zodíaco, uma vez que seu elemento é uma das chaves para a compreensão de seu comportamento. E nas águas de Netuno, as emoções de Peixes são oceânicas, para o bem e para o mal. A hiper sensibilidade de Peixes pode portanto torná-lo um sujeito capaz de grandes gestos altruístas, mas por outro lado absolutamente vulnerável.

2. ACEITAÇÃO e PERMISSIVIDADE: 
Como é aquele que sente a vida de modo muito sensível, em fusão com o todo, pode não fazer distinção entre o bem e o mau. Não é incomum alguns piscianos terem filhos adotivos. O que é uma decisão nobre e necessária no mundo atual. Eles também podem adotar cães abandonados e bichos de rua. Mas por vezes levam para casa e o convívio íntimo e familiar, pessoas que não desejam o seu bem e só querem se aproveitar de sua benevolência. Entre a aceitação e a permissividade há uma linha tênue e Peixes precisa distinguir isso.

3. CHANTAGEM EMOCIONAL: 
Peixes sabe que é sensível. E pode utilizar esta característica para ser músico ou cineasta, para ser uma mãe amorosa, mas também para ser um marido chantagista, capaz de manipular e fingir. Utilizar-se da própria capacidade de sentir e conduzir os sentimentos dos outros é uma das facetas mais desonestas em Peixes.

4. SONHADOR:
Regido por Netuno, o deus da inconsciência, Peixes sonha dormindo e acordado. É preciso portanto ter cuidado para não se tornar uma pessoa tão distante da realidade que não consiga realizar objetivos concretos. Em Peixes, alguns sonhos são sonhados e realizados. Mas alguns deles podem se tornar apenas um objetivo distante e eternamente inalcançável. Além da capacidade de sonhar, Peixes precisa encontrar meios para viabilizar. O aspecto sonhador de Peixes também tem uma forte relação com a busca do prazer, como quem prefere viver numa bolha, longe dos desafios do mundo.

5. ESCAPISTA:
Como este pode ser o signo mais sensível do zodíaco, sua aparelhagem física e psíquica percebe e assimila tudo de maneira muito própria. E como a vida é cheia de desafios, a percepção de Peixes sobre a realidade pode ser dramática. Para Peixes, em vários momentos, a vida é dor. Por isso ele prefere fugir do aqui e agora, escapar da realidade, da verdade, do dia a dia e até mesmo negando alguns aspectos que ele tem dificuldade em assimilar. Portanto sim, Peixes pode ser um negacionista. E o faz em nome de sua sobrevivência.

6. REALIDADES PARALELAS:
Como em Peixes a realidade é por vezes dolorida e ele prefere fugir da realidade. Um dos caminhos mentais, emocionais e comportamentais que adota é viver narrativas que só existem na sua própria percepção interior. Todos temos narrativas interiores. Nós contamos o mundo para nós mesmos a todo o momento. Mas em Peixes, estas narrativas tomam forma e invadem os relacionamentos, seja na relação com os filhos, no amor ou mesmo no trabalho. Peixes portanto, cria realidades particulares. Um de seus delírios é acreditar que deve sempre se sacrificar por algo ou por alguém, ainda que ninguém tenha pedido por isso. 

7. VÍCIOS:
Esta é talvez a faceta mais sensível e perigosa em Peixes. A tendência a sentir a vida de uma maneira ultra sensível, assimilando as dores do mundo e escapando da realidade o torna vulnerável como nenhum outro aos vícios. E podem ser vícios de toda ordem, por drogas lícitas como álcool ou medicamentos, drogas ilícitas como cocaína ou heroína, compras, jogos, sexo, comida... subterfúgios que o ajudam a se compensar e entorpecer. Peixes é um signo que precisa se anestesiar dos desafios do mundo. Neste caso, esta faceta sombria conhecida em Peixes torna-se um problema para os anos, a vida, a família e a sociedade. E conjuntamente a este aspecto, desenvolvem-se em paralelo vários outros, como a capacidade de mentir para negar o próprio vício ou sustentá-lo. Portanto a mentira, a negação e às vezes até reações violentas se tornam desdobramento deste tipo de comportamento. O tema "vícios" é um capítulo tão vasto e complexo que merece um conteúdo à parte. Em breve devo entrar neste assunto de maneira mais aprofundada.

8. ESPIRITUALIDADE DISTORCIDA:
A sensibilidade pisciana pede uma profunda aproximação com o divino. Às vezes as leis dos homens não bastam para apaziguar este coração. Por isso é em filosofias, seitas e religiões que ele encontra refúgio. Mas da mesma forma que muitos deles tem vocação para uma vida espiritualista, de busca e sentido, os piscianos sombrios se utilizam de filosofias, seitas e religiões para distorcer a própria realidade quando misturam espiritismo com discos voadores; viagens astrais com extraterrestres, gnomos, fadas e duendes; ervas, incensos e charutos; pastores, pajés, padres e xamãs. Há aqueles que por outro lado seguem cegamente os ditames de uma determinada religião, sem questioná-los, impondo a si e aos outros uma realidade dogmática e radical que pode ser aprisionadora e alienante. O Brasil, cujo mapa astral tem Peixes como Ascendente, a salgalhada religiosa, cruzando referências de maneira aventureira e inconsequente é uma realidade nacional. Neste tema é preciso ter discernimento e bom senso para saber o quê e como navegar por estas ondas.

9. NOUTRA DIMENSÃO:
Tendo suas percepções da realidade alteradas por sonhos, vícios, buscas religiosas ou extraterrestres, Peixes pode viver noutra dimensão. Mas fato é que este é um signo de percepções extra-sensoriais. E de de fato Peixes percebe o mundo interior e o mundo exterior de outras maneiras. Muitos tem traços mediúnicos, outros... traços que a psicologia chamaria de "sofrimento psíquico". Entre a "doença" e a "dádiva" cada um de nós encontrará o seu próprio caminho para distinguir se a realidade que vive é um encontro ou um desencontro consigo mesmo. Saúde mental é um outro tema que merece um capítulo à parte.

10. DEUS SOU EU:
Os piscianos são geralmente modestos e discretos em sua essência. Mas aqueles cujo ego foge ao controle podem deixar de buscar Deus, para se sentirem o próprio Deus encarnado. Portanto podem ser aqueles que incorporam pastores mercenários, curandeiros charlatães, mestres trapaceiros ou falsos gurus. Cuidado!

É preciso encontrar um meio termo entre o céu e o inferno em Peixes. Depois desta lista de qualidades sombrias é incrível, mas o que eles precisam é de carinho. E muitos desenvolvem tais qualidades justamente em busca de amor. Assim como todos os demais signos, muitos podem ser canalhas, mentirosos, dissimulados, inclusive porque estes são alguns dos sintomas dos vícios que desenvolvem. Neste caso, precisam de ainda mais carinho, compreensão e senso de realidade de nossa parte. O amor incondicional que se espera viver em Peixes às vezes é despertado ou arrancado do coração daqueles que vivem ao redor de Peixes. Às vezes são os pais, os filhos, as esposas, os maridos ou os amigos que precisam aprender os significados das palavras RESILIÊNCIA e SACRIFÍCIO a partir destas experiências desafiadoras com os piscianos. Às vezes, não em Peixes, mas por meio de Peixes, por seu intermédio é que aprendemos que a vida tem outros caminhos e sentidos que a própria razão desconhece. 
Aline Maccari
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Arte de autor desconhecido até o momento desta publicação. Se você o identificar por favor nos avise para que possamos creditá-lo.



Diário da Astróloga: 24.02.21 | Todos os signos tem sua luz e sua sombra. No vídeo de hoje sugiro uma lista de 10 qualidades sombrias para o signo de Peixes. A partir delas, quem sabe consigamos tomar mais consciência dessas facetas comportamentais e integramos a nossa personalidade de maneira mais plena. Para quem lida com piscianos sombrios este vídeo também pode ser de grande ajuda. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
YOUTUBE👉  www.youtube.com/aastrologa   -
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝ 

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana |  #peixes #signodepeixes  #sombraempeixes #defeitosdepeixes #vício #drogas #escapismo #alcoolismo #drogadição #loucura #saúdemental #delírio #manipulação #narcisismo #resiliência #sacrifício #sofrimento #dependência #codependência #co-dependência 

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas