quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Caos nos EUA: os fatos, os astros e as frustrações

Diário da Astróloga: 07.01.21 | Teria sido um bisão, um búfalo ou um boi? Para a astrologia e a mitologia teria sido Marte em Touro que invadiu e ocupou o congresso norte-americano no dia de ontem. É impressionante como às vezes símbolos e arquétipos se materializam bem diante dos nossos olhos. Do macrocosmo para o microcosmo, "assim na Terra, como no céu". 

OS FATOS
Mas antes de falarmos dos astros, vamos aos fatos. Nesta quarta-feira 06.01.21, data marcada para a validação da eleição e certificação da vitória de Joe Biden, o Capitólio foi invadido por seguidores radicais de Donald Trump, impulsionados por seu discurso inflamado, alegando ser vítima de fraude eleitoral. O plano já estava arquitetado há tempos. Tanto é que moradores de Washington haviam recebido dois dias atrás, avisos das autoridades locais para que tomassem cuidado nas ruas. A questão é que ninguém imaginava que o "a casa do povo", da maior democracia do planeta, seria tomada e vandalizada como num filme de baixo orçamento, retratando a realidade de uma republiqueta qualquer. As imagens, para além de históricas foram macabras, porque representaram a realidade mais fiel da luta atual da barbárie contra a civilização. Um conflito inimaginável para o séc. XXI, mas totalmente plausível, imaginando que 1/4 da população norte-americana ainda acredita em Donald Trump, como afirma o professor Oliver Stunckel da FGV, Fundação Getúlio Vargas. Ou seja, 25% da população parece certa de que houve fraude eleitoral e parte deste grupo acredita que a melhor maneira de resolver o problema é no braço. O resultado final foram 4 mortos e 52 pessoas presas, até o momento.

OS ASTROS
No dia de ontem Marte, o deus da guerra, entrou em Touro. Sua chegada ao signo inicia um ciclo de tensões, uma vez que iria se indispor com Júpiter e Saturno em Aquário e ainda Urano também em Touro. A questão é que Touro e Aquário são signos fixos (os que representam o meio das estações) e portanto firmes e intransigentes em suas negociações. Ou seja, já era esperado um forte confronto. Marte por sua vez, exilado neste signo, significa que o deus da coragem se manifesta de maneira enviesada em Touro. E assim, o resultado do primeiro dia de Marte em Touro é uma manada descontrolada invadindo o cenário que representa a coletividade aquariana: o Capitólio. 
Geralmente a força de impacto dos planetas se dá no primeiro grau de ingresso no signo ou no dia em que formam perfeita tensão com outros planetas. Portanto o primeiro dia de tensão de Marte em Touro foi ontem. E o próximo estará marcado, no céu e na Terra, para o dia 20 de Janeiro. Neste dia Marte em Touro forma conjunção perfeita com o revolucionário Urano e estabelece um cabo de guerra com Júpiter e Saturno em Aquário. Na mesma data estão marcadas as posses de Joe Biden e Kamala Harris, podendo ser o dia mais conflitante e surpreendente de todo o calendário de Janeiro. Embora Trump tenha dito que irá se comportar daqui para frente.

ENTENDENDO O SIMBÓLICO
Os eventos terrestres sempre podem ser compreendidos sob a luz da astrologia. O "Touro" que invadiu o Capitólio no dia de ontem é a materialização deste conflito. Mas para além do que nos parece fantástico, há muito o que falar dos demais arquétipos que não se mostram com tamanha obviedade. O ano de 2021 será marcado pelos planetas Júpiter e Saturno em Aquário. E em Aquário estamos falando de coletividade. Mas as manifestações políticas ou sociais, que espera se sob esta tendência, podem surgir de qualquer lado. Os aspectos luminosos e sombrios convivem simultaneamente. E eis o conflito estabelecido entre civilização e barbárie que poderá marcar o ano todo. Além disso, como filho do Caos, sendo Aquário regido por Urano, há uma forte tendência no signo para a desordem, a transgressão, mas também à FRUSTRAÇÃO. E talvez esse seja o ponto central deste debate que envolve a psicologia das massas e o inconsciente coletivo neste momento. AQUÁRIO é o signo que representa o alto inverno, imaginando que para a astrologia temos como referência o Hemisfério Norte. Portanto, Aquário é aquele que foi abandonado pelo "pai", o Sol que representa a vida, o calor e a consciência. Assim, sendo o período do ano em que o Sol está mais distante, Aquário se sente exilado. Todos os signos tem suas frustrações, é claro. Mas Áries ou Leão, por exemplo, tem vários mecanismos e ferramentas à disposição para lidarem com o fracasso. Aquário não necessariamente! Aquário em seu desamparado, precisará encontrar o "Sol" não fora de si, mas dentro de si. Uma missão que exige profunda introspecção e presença de espírito.
Portanto, em nível simbólico, acredito que parte do que vimos ontem foi um grupo imenso de pessoas que se sentem frustradas, tentando significar os seus fracassos da maneira mais sombria possível. Assim como nós, as sociedades tem seus aspectos sombrios, que dormem nos porões da civilização. E frustrações alimentadas com ódio e sentimento de revanche se tornam um força potente de destruição. Adolf Hitler foi motivado por seu mais profundo sentimento de frustração. Ou seja, os frustrados podem destruir a civilização, quando dominados pelas suas emoções mais tribais, primitivas, sórdidas e sombrias. Talvez o que o céu esteja nos falando neste momento, seja que estamos muito frustrados com tudo, há muito tempo e por várias razões. Principalmente depois das passagens dos planetas maléficos por Capricórnio, que se configuraram com o empobrecimento e o adoecimento das populações, com a pandemia. Mas aí é que está a questão! As nossas frustrações precisam ser encaradas à luz da consciência, da sabedoria e do amor. Do contrário, seremos devorados por elas. E talvez a pergunta ideal para se fazer agora seja: "Sim, todos temos frustrações! Mas como você lida com as suas?"

O QUE AINDA PODE ACONTECER
Toda a 2ª quinzena de Janeiro estará marcada por fortes conflitos celestes. Até o dia de 20 de Janeiro podemos esperar pelo Impeachment do Pres. Donald Trump, que pode ou não acontecer. Mas que de toda maneira gera grande instabilidade nos EUA e no mundo, alimentando o ódio e a frustração em vários outros lugares do planeta. Há ainda a hipótese de atraso na data da posse. Ou mesmo de uma grande dificuldade para que Biden governo o país nos próximos tempos. Segundo o analista internacional Ian Bremmer, estamos diante da eminente ameaça de ruptura da democracia. O valor mais aquariano de todos! O que está em jogo é se, sob Aquário, teremos liberdade para uns ou para todos. A democracia tem inúmeros problemas, mas vamos defender o poder de todos ou as tiranias e as ditaduras? Toda esta reflexão atravessa neste momento as nações, as cidades, as casas, as famílias e as pessoas. Que resolvamos nossas frustrações coletivas e pessoais antes que seja tarde!
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Foto de Saul Loeb para AFP



Diário da Astróloga: 07.01.21 | Teria sido um bisão, um búfalo ou um boi? Para a astrologia e a mitologia teria sido Marte em Touro que invadiu e ocupou o congresso norte-americano no dia de ontem. Mas para além das perspectivas super tensas do céu para os próximos dias, há muito mais para refletirmos sobre o momento. Janeiro não nos dará sossego! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa  --
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝  

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #previsão2021 #perspectivas2021 #marteemtouro #caosnoseua #EUA #capitólio #búfalo  #touro #invasão #donaldtrump #democracia #joebiden  #civilização #barbárie #frustração #análise #invasãocongresso #invasãocapitólio #congressoamericano 

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas