terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Brasil, Covid e Caos

Diário da Astróloga: 05.01.21 | O Brasil está prestes a atravessar um dos momentos mais tristes de sua história. As internações e mortes pela Covid-19 vêm crescendo e é possível que estes números se multipliquem exponencialmente. Parte dos motivos que nos levam a antever o drama é conhecido. O país é considerado um dos piores no mundo em se tratando da gestão da pandemia. Não bastasse tudo o que já foi noticiado até agora, neste momento nos encontramos sem vacinas e sem seringas, atrás de vários países da América Latina. E não adianta dizer que os motivos são as nossas proporções continentais e a complexidade logística. Na Índia, país com mais de 1.300.000.000 de habitantes, os processos estão bem mais adiantados.

Tentando enxergar para além, fazendo uso do olhar simbólico da astrologia e da mitologia, atrelados à psicologia junguiana, talvez pudéssemos compreender os motivos inconscientes que levam o brasileiro a certos comportamentos, como no caso as aglomerações que proliferam a doença e matam pessoas. 

Tudo o que nasce, surge sob um céu. E com os países não é diferente. O Brasil, "nascido em 7 de Setembro" tem um mapa astral que nos fala de um país cujo Sol está em Virgem conjunto a Mercúrio, a Lua e Júpiter unidos em Gêmeos, e cujo Ascendente se faz em Aquário. De modo que as informações mais básicas sobre a carta natal do Brasil nos dão elementos suficientes para traçarmos algumas perspectivas comportamentais da população. VIRGEM é o signo da saúde, mas também da falta dela. Temos o SUS, um dos maiores programas de saúde pública do mundo, um verdadeiro patrimônio nacional, ao mesmo tempo em que o sucateamento do sistema mata milhares nas filas dos hospitais todos os anos. 

Na conjunção do Sol com MERCÚRIO e da Lua com Júpiter em GÊMEOS, vê-se um arquétipo que é bem típico brasileiro: o PUER AETERNUS, em latim significa "o eterno jovem", "o menino eterno", o que não deseja crescer, como um deus-criança que dispensa as responsabilidades do ser adulto, como PETER PAN. Assim, é o país dos memes, da piada pronta, dos que riem a despeito de tudo, para o bem e para o mal. O que é um dos traços mais marcantes da nossa personalidade: o bom humor. A mesma característica que fez com que a frase "O Brasil não é um país sério", atribuída ao ex-presidente francês Charles de Gaulle, ficasse marcada na história e na diplomacia.

Outro fator intrigante é o Ascendente do Brasil. Aquário é regido por Urano, o planeta conhecido como o "deus céu", que origina a vida na Terra. Urano é filho do Caos, uma entidade que ao mesmo tempo em que é o vazio primordial, o princípio de tudo, é um caldeirão de possibilidades, mas também a balbúrdia e a desordem. Portanto, somos em alguma medida NETOS DO CAOS. Em Aquário existe inteligência, empatia e forte senso de coletividade. Tanto é que o Brasil é um dos países com o maior número em voluntariado no mundo. Mas algumas das suas características sombrias são sem dúvida a rebeldia, a capacidade de burlar regras e não se permitir restringir. Sendo o último signo do elemento AR, Aquário é a própria liberdade. Sob pressão, pode explodir! Quando pego, escorrega pelos dedos! Então ninguém o segura. Aquário é da rua, é da vida, é de ninguém! E então o "PUER-REBELDE" não se rende a nada, infringindo regras a céu aberto, debaixo dos olhos do pai Urano. Aquário e sua eterna transgressão às regras paternas. 

Outro fator que poderia estar em jogo é a PULSÃO DE MORTE, segundo a psicanálise. Com o Meio do Céu (MC) em Escorpião, signo de morte e renascimento, somado ao criativo Ascendente em Aquário, o Brasil canaliza e sublima, da libido à angústia, de maneira autodestrutiva. Como um "gozo mortífero", a iminência inconsciente da morte é a maneira como o sujeito busca resolver seus conflitos subjetivos. Um traço ao mesmo tempo suicida e criativo. Uma entrega ao esplendor da vida que pode ser visto no carnaval, com todo o seu EROS visível. Mas por outro lado, como num salto no precipício, como o que vemos agora. 

Para além do óbvio há várias razões inconscientes na psique coletiva brasileira que nos leva até onde chegamos. Chamar alguém simplesmente de irresponsável por tal comportamento social é apenas a ponta de iceberg. Para entender o brasileiro, neste preciso momento, precisamos falar sobre vida adulta, sobre rebeldia inconsequente e desejo de morte, que em última instância é um profundo desejo de vida. Fato é que o melhor lugar para o Brasil estar neste momento não era na praia, muito menos na UTI, mas no divã. Este deveria ser um momento de profunda introspecção e busca de sentidos. 
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Foto publicada incialmente na Revista Veja, de Gabriel Bastos.


Diário da Astróloga: 05.01.21 | Porque alguns brasileiros parecem não se importar com a pandemia? Na mídia e nas redes sociais vemos fotos e vídeos de gente se divertindo e se aglomerando em pleno verão enquanto os números de contaminados e óbitos crescem rapidamente. Podemos viver o Janeiro mais terrível de nossas vidas. Mas todos já sabemos disso! No vídeo de hoje me utilizo de alguns aspectos do mapa astral do Brasil para tentar desvendar parte do comportamento inconsciente do brasileiro, com a ajuda da mitologia e da psicologia. O que está acontecendo é muito mais que mera irresponsabilidade. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa  --
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝  

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #previsão2021 #perspectivas2021 #júpiteremaquário #saturnoemaquário #marteemtouro #mercúrioemaquário #mercúrioretrógrado #vênusemcapricórnio  #covidbrasil #brasilcoronavirus #coronavirus #aglomeração #praia #verão #mortescovid #UTIs #puer #pulsãodemorte #rebeldia #transgressão 

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas