sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Plutão Direto

Diário da Astróloga: 02.10.20 | Explicar Plutão é sempre uma tarefa e tanto. Sua ação não se dá de maneira exatamente pessoal ou visível. Pelo contrário! O planeta mais distante de nós é absolutamente inconsciente e talvez por isso seja tão influente sobre a nossa psique profunda. Geralmente, Plutão é um planeta que tem uma clara relação com as massas e as gerações que nascem sob um determinado ciclo. De maneira que um grupo de idades muito variadas poderá passar pelos mesmos karmas coletivos. 


PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO
Plutão entrou em Capricórnio em 2008. No signo das riquezas, das estruturas sociais, dos sistemas de governo e portanto da economia e da política, ele promoveu a quebradeira financeira com a bolha imobiliária nos EUA naquele ano, arrastando o mundo inteiro com ele. De lá pra cá vimos recuperações em algumas partes do mundo e reviravoltas noutras, entre elas a Primavera Árabe, quando Plutão formou um longo e tenso aspecto com Urano em Áries, mudando a configuração de alguns países na África e no Oriente Médio. Agora, mais próximo ao final de seu ciclo por Capricórnio, que terminará em 2023, ele chacoalha o planeta novamente a partir de sua união com Saturno e a pandemia de coronavírus, e tudo o mais que se desenrolou a partir dela e ao redor dela, como as crises econômicas e mesmo antes disso com a ascensão do "fascismo" no mundo, como explica o escritor Umberto Eco, na obra "Fascismo Eterno".
Plutão tem portanto uma ação que vem de fora para dentro, como se as mudanças do meio interferissem diretamente na nossa maneira de ser e estar no mundo. Mas também tem uma ação que vem do nosso mais profundo íntimo, de modo que são essas mudanças, inconscientes e coletivas que de alguma maneira também podem mudar, construir, destruir e reconstruir o mundo ao nosso redor. Plutão é portanto colossal e microscópico. Tão grande que não se vê. Tão ínfimo que não se viu.


RETROGRADAÇÃO
O planeta da morte e do renascimento, das mais profundas transformações entra em retrogradação uma vez por ano. Ou seja, a cada ano ele aponta ciclos de retração e faz a sociedade repensar uma série de questões. Neste 2020, desde 25.04 ele começou a "caminhar para trás". Mas amanhã, sábado (03.10) ele estaciona, no que chamamos de movimento estacionário, quando ele vai freando para voltar a "caminhar para frente" no domingo (04.10). Geralmente quando do início e do final desses ciclos ouvimos notícias impactantes que mexem conosco em sociedade. Não por acaso no Brasil, quando do início da retrogradação de Plutão, o então Ministro da Justiça, Sérgio Moro, saiu do governo. Agora, o presidente dos EUA, Donald Trump, testa positivo para Covid-19. São pontos de virada na nossa narrativa planetária que podem levar a história para outras direções.
Importante é imaginar que as retrogradações são momentos importantes para fazermos algumas correções de rota, como uma segunda chance para colocarmos uma série de questões novamente nos trilhos. Embora em nível pessoal, seja quase impossível percebermos conscientemente esta movimentação. Justamente porque Plutão, em nível individual, é a própria inconsciência. Mas em nível coletivo ele é perceptível e impactante. Nesses últimos seis meses tivemos a sensação de que várias coisas ficaram estagnadas. Mas a partir de agora, inclusive com a volta de Saturno Direto também esta semana, juntos eles podem fazer o planeta "pegar no tranco" novamente, impondo mudanças de capítulo importantes. 
É possível que com o seu retorno ao movimento direto tenhamos uma noção muito mais clara da situação econômica planetária, com o aumento da pobreza e do desemprego em massa. A Europa vive neste momento uma segunda onda do Coronavírus, na iminência de instaurar um novo lockdown nas principais cidades. E um conflito nos confins do planeta, envolvendo Azerbaijão e Armênia, na verdade acionam as potências Turquia, Irã, China e Rússia de maneira sensível. 

A BOA NOTÍCIA
A parte positiva deste retorno de Plutão ao seu movimento direto é que, sendo o planeta também da regeneração e da cura, inúmeros estudos e medidas a favor da vida podem ganhar impulso para a criação de uma vacina eficaz contra o Coronavírus, além por exemplo de vários outros estudos econômicos de proteção social que já estavam em curso.
O que Saturno e Plutão farão juntos em movimento direto a partir de agora é o que faziam antes destes 6 meses: revirar o planeta do avesso. E a história é sempre assim! Se não houver um ponto dramático de virada na narrativa, a gente não evolui. Lembrando que Plutão é o mestre dos contrastes, é sabendo do bem e do mau, da luz e da sombra que "a verdade nos libertará". E que assim seja!
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Foto de autor desconhecido até o momento desta publicação. Se você o identificar por favor nos avise para que possamos creditá-lo.


Diário da Astróloga: 02.10.20 | Plutão, planeta de profundas transformações volta ao seu movimento direto depois de 6 meses "andando para trás" neste ano de 2020. Todos os anos, o "deus dos submundos" caminha para trás. Mas em 2020, ele se uniu a outros tantos planetas retrógrados deixando a todos nós ainda mais confusos, sem conseguir enxergar um horizonte neste que é um dos anos mais desafiadores dos últimos tempos. Quem é Plutão, qual sua relação com a nossa psique profunda e com o comportamento das massas, sua retrogradação e seu movimento direto em Capricórnio são alguns dos temas do vídeo de hoje. Espero que gostem e compartilhem! Que o Céu nos guie e o Amor nos transforme! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝

YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #símbolo | #signodelibra #política #economia  #luacheia #saturnodireto #plutãodireto #ansiedade #statusquo #relaçõesinternacionais #sergiomoro #donaldtrump #trump #conflito #guerra #vacina #cura #economia #desemprego #verdade #mestre

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas