terça-feira, 25 de agosto de 2020

Virgem, Gaia e a Grande Mãe

Diário da Astróloga: 25.08.20 | O signo de Virgem é regido pelo planeta Mercúrio na astrologia tradicional. No entanto, na mitologia há outras narrativas que encontram ressonância neste signo. Ou talvez a narrativa do signo encontre similaridade noutras histórias mitológicas. Sendo Virgem o segundo signo do elemento terra, é sabido que ele tem uma forte relação com os assuntos da natureza. E uma das narrativas mais antigas relacionadas a Virgem que corrobora com esta proximidade simbólica, é a de Gaia. 
Segundo o professor de mitologia Junito de Souza Brandão e os autores Ariel Guttman e Kenneth Johnson, Gaia é também conhecida por Geia e foi o princípio da vida.
Antes de tudo só avia o Caos, o vazio existencial, a vacuidade, ao mesmo tempo o nada e o tudo. É do Caos que nasce Gaia, a Grande Mãe. Mas ela não é a Mãe Terra como Deméter, a deusa da agricultura. Ela é a concebida como elemento primordial, como deusa cósmica, como uma Mãe Universal. Portanto ela é a origem de tudo. Desta "mãe cósmica" nasce Urano, o deus céu. E é da união entre o Céu (Urano) e a Terra (Gaia) nasce a primeira geração de Titãs, entre eles Chronos (Saturno), Reia, Mnemósina e ainda os Cíclopes e o monstro Hecatonquiros. Ou seja, é a partir dela que tudo nasce no mundo, de Titãs populares como Saturno, do qual falamos até os dias de hoje, até seres desformes que dominaram e depois deram forma ao planeta. Sendo uma deusa primordial, detentora de tantos mistérios, Gaia tinha e inspirava vários oráculos antigos e tidos por alguns mitólogos como mais confiáveis que os oráculos de Apolo, afirma Junito Brandão. E assim, esta Magna Matter foi celebrada e cultuada durante séculos na Grécia e na Roma antigas.
No entanto, com o advento do cristianismo é sabido que várias das narrativas mitológicas pagãs foram incorporadas à "nova religião". E portanto Gaia recebeu as vestes da Virgem Maria, a "grande mãe cristã". Se pensarmos num eixo astrológico complementar, Jesus Cristo é simbolizado pelo signo de Peixes, assim como sua mãe é simbolizada pelo signo oposto: Virgem. 
Há também uma possibilidade de Gaia estar relacionada ao signo de Touro, devido à sua fertilidade.  E mesmo de Gaia ser a própria Terra, o planeta Terra. Mas, em se tratando da astrologia, dos mistérios da natureza e da espiritualidade envolvida em todos estes processos, da fertilização da terra à gestação humana, a associação a Virgem faz bastante sentido. Assim, Virgem, este signo relacionado à natureza, o amor aos animais e à vida, carrega em si a força de Gaia. Aliás, é na maternidade que a esta Grande Mãe se faz plena. Há várias mulheres do signo de Virgem que se identificam fortemente com a maternidade e todas as etapas da gestação, o parto, a criação, o crescimento e a educação das crianças. Algumas das mães mais cuidadosas, presentes e atenciosas são do signo de Virgem. De modo que é a experiência de ser mãe que lhes traz o maior sentido da completude. Mas como estamos falando de princípios, arquétipos e forças psicológicas, os homens também podem se identificar fortemente com tais narrativas, sendo devotos à família, à terra, à natureza e seus mistérios.
Independentemente de Gaia ter uma forte relação com Virgem, Touro ou o planeta Terra em si, sua narrativa está nos jornais de todos os dias, principalmente neste trágico 2020. Gaia está num dos momentos mais críticos de sua existência, pedindo ajuda a seus filhos. Precisamos ouvir o que ela está a dizer a cada um de nós. Quem tem amor pela vida certamente não se negará a ouvir sua Mãe. 
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana


Diário da Astróloga: 25.08.20 | Os signos tem relações com outras narrativas mitológicas além dos seus planetas regentes. Virgem tem uma forte relação com Gaia, a Grande Mãe. Esta mesma Mãe Natureza que está todos os dias nos jornais pedindo socorro. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
Nos vemos no canal da Astróloga no Youtube. 
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa

CRÉDITOS: Gaia retratada por Anselm Feuerbach, 1875. 
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #previsão #autoconhecimento | #epidemia #coronavírus #covid19  #pandemia #quarentena |  #signodevirgem #virgem  #solemvirgem #gaia #natureza #meioeambiente #deusamãe #matriarcado #maternidade #deusamãe #grandemãe #amazônia #amazonia #geia #mãeterra


* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas