quinta-feira, 9 de julho de 2020

A Verdade


Diário da Astróloga: 09.07.20 | Reza a lenda que a Verdade e a Mentira se encontraram certa vez. A Mentira disse à Verdade: "Hoje está um dia maravilhoso!" A Verdade olhou para o céu e se admirou, pois o dia era realmente especial. Depois de muitas horas caminhando elas chegaram finalmente ao lado de um poço. E então a Mentira disse à Verdade: "A água está muito agradável. Porque não tomamos um banho juntas!?" A Verdade, mais uma vez desconfiada, testou a água e percebeu que estava mesmo muito fresca. Então, elas se despiram e começaram a tomar banho. De repente, a Mentira saiu às pressas da água, vestiu as roupas da Verdade e fugiu correndo.
A verdade, furiosa, saiu do poço e correu para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta. Mas o mundo, vendo a Verdade nua, desviou o olhar, num misto de vergonha, desprezo e raiva. Desacreditada, a Verdade voltou ao poço e desapareceu para sempre. Desde então, a Mentira passeia pelo mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da própria sociedade que prefere evitar a Verdade nua."

A história do séc. XIX é universal e atemporal. E faz ainda mais sentido em tempos como estes. Nesta semana, como dito na segunda-feira, passaríamos por um aspecto extremamente desafiador com Mercúrio Retrógrado, o deus da comunicação, em mal aspecto com Marte. O que nos remete a mentira, calúnia, difamação e fake news. E talvez esta tenha sido a semana mais mentirosa de 2020. Escolhendo apenas uma das mentira para contar, para que não nos percamos em tantas delas, a empresa Facebook removeu 73 contas falsas ligadas ao governo brasileiro. Elas era gerenciadas não da Macedônia, mas direto do Palácio do Planalto e disseminavam mentiras, discursos de ódio e destruíam reputações. Mas o mais importante: elas era patrocinadas com o dinheiro dos impostos que os brasileiros pagam, ou seja, dinheiro público. Há quem alegue que a maior estratégia de comunicação da Direita no Brasil deva gozar do direito da liberdade de expressão. Mas antes da liberdade de expressão vem a responsabilidade com o que se diz. Mentira e difamação existem desde que o mundo é mundo. Mas desde a eleição de Donald Trump ou mesmo o Brexit no Reino Unido, a mentira ganhou um protagonismo tão absoluto que tem revirado democracias do avesso. E quando as populações se veem regidas por esta senhora travestida de Verdade, há algo de muito errado com a moral e os destinos do mundo. Mas não foram apenas os mentirosos que foram pegos no pulo. Os divulgadores das mentiras também. Atualmente o Facebook está passando por um boicote de mais de 900 anunciantes de peso, como a Coca-Cola. Algumas das maiores marcas do mundo alegam que a plataforma não agiu para proteger os usuários contra discriminação, desinformação, incitação à violência e discursos de ódio. Mark Zuckerberg tem repetidamente se denfendido alegando que a plataforma é apenas reprodutora, não produtora de conteúdo. Mas como outras empresas como Twitter, por exemplo, já tomaram medidas importantes, a desculpa de Zuckerberg parece cada vez mais furada. A verdade é que contar mentiras tornou-se uma das máquinas mais valiosas da atualidade. E ser pego nessa trama finalmente pega mal. Quem sabe, de novo, na semana mais mentirosa de 2020, a Verdade finalmente começe sair do poço. E nua, carregando apenas um chicote na mão, ela consiga dar aquele "côro" merecido em quem roubou-lhe as vestes.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: A pintura intitulada "A Verdade saindo do poço" é do pintor Jean-Léon Gérôme de 1896.


"A Verdade e a Mentira" é uma história do séc. XIX, mas é totalmente universal e atemporal. Eu lanço mão desta narrativa incrível no dia de hoje para explicar a semana e esses tempos. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
Nos vemos no canal da Astróloga no Youtube. 
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #previsão #autoconhecimento #epidemia #coronavírus #covid19  #pandemia #quarentena |  #planetasretrógrados #fakenews #mentira #calúnia #difamação #redessociais #boicote #liberdadedeexpressão #averdadeeamentira #amentiraeaverdade #averdade #amentira #jeanleongerome #mercúrioretrógrado

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas