quinta-feira, 11 de junho de 2015

O dia dos eternos amantes


O encontro entre dois "pombinhos apaixonados" é celebrado desde a antiguidade. A festa romana, inicialmente datada de 15 de fevereiro, cinco semanas antes da primavera no hemisfério norte, celebrava Juno, deusa do casamento e da fertilidade, esposa de Júpiter (Deus do Olimpo) e Pã, o fauno que guardava as florestas e os animais, daí serem conhecidas como Festas Lupercais (dos lobos).
Na verdade, um rito que marcava o período de acasalamento entre os animais e a chegada da nova estação, ou seja, a perpetuação da vida. Com a Idade Média, a Igreja Católica mudou a data para 14 de fevereiro e no lugar da festa pagã celebrou a história de São Valentin. Um clérigo que teria realizado inúmeros casamentos às escondidas e por fim se apaixonado pela filha de seu carcereiro na prisão. Daí o nome Valentine's Day, o Dia dos Namorados, na cultura anglo-saxônica. No Brasil a data poderia ter sido mantida se não coincidisse com o Carnaval. O dia 12 de junho, além de ser a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, é a data perfeita, entre o Dia das Mães e o Dia dos Pais, para esquentar novamente as vendas do comércio. Nos tempos da Roma Antiga colocavam-se bilhetes nas janelas das moças, deixando claro que a energia do amor estava no ar. Depois de São Valentin os amantes passaram a trocar bombons. Em tempos pós-modernos são I phones, I pads, viagens caríssimas e outros tantos malabarismos financeiros para agradar o parceiro(a). E às vezes o valor do presente pode até sugerir que o tamanho deste sentimento seja proporcional. Cuidado! No fundo, o mais importante na data é que lembremos o valor real de quem está ao nosso lado, trazendo alegria e paz a nossa vida. Feliz dia dos que se amam!
Aline Maccari


https://www.youtube.com/watch?v=Knbj6NaBRN8
Que a Vênus nos permita sempre tão deliciosas preguiças a dois.

*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga, no Facebook e no Instagram. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário