quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vênus e Lua: amor e sentimento

Vênus e Lua são as belas no céu. Os dois arquétipos do feminino falam de entrega e sentimento
Femininas, sensuais e deslumbrantes Lua e Vênus, ambas estudadas como planetas pela astrologia, nos inspiram e às vezes nos confundem. Em nível simbólico, não astronômico, a diferença entre as damas do céu começa com a mitologia que explica e dá origem a elas na mente primitiva do homem. A Lua surgia esplendorosamente à noite e para apreciar sua aparição e mudança de forma a tribo inteira se reunia para saudá-la.
Disputando espaço com o Sol, a Lua forma o par dos pares no primeiro entendimento sobre o funcionamento da mente humana. Enquanto ele, o Rei, simboliza a razão, a força e o masculino, a bela é inconsciência, sensibilidade, intuição e loucura. No mapa natal ela é estudada como o arquétipo da mãe. Onde quer que ela esteja, por signo ou casa, ela nos oferece uma gama substancial de informações a cerca do relacionamento do sujeito com sua mãe. Como a relação simbiótica se estabelece com o bebê por um longo período é com a mãe que aprendemos nossa forma primeira de amar e entender o amor. É por isso que a Lua representa no mapa o amor primeiro, nossas trocas afetivas com o mundo, nossas fragilidades, inseguranças e forças sentimentais. Multifacetada em 4 fases, a Lua opera os ciclos dos humores. Começamos com a disposição de uma criança, passando para a ousadia de um jovem, a força de um adulto, até a sabedoria de um idoso ou seu mau humor. Quando analisamos o caminho que percorre e como isso se dá, sobrevoando casas e signos, estamos de fato analisando seu trânsito. E é à partir desse passeio pelo planeta Terra, afinal o estudo astrológico se apoia no modelo geocêntrico, que ela nos informa, nos conforta e nos desafia a sentir de uma forma e não de outra.
Vênus e Lua: a mulher e a mãe. Uma dá trabalho, a outra cuida
Vênus apareceu noutro ritmo. Enquanto a mãe Lua dá sua volta em 28 dias a bela vagueia à velocidade de 224 e meio dias por ano, até o desfile completo ao redor de nossas cabeças. No céu é a mais bela de todas, afirmam os astrônomos. Nenhum outro astro é tão perfeito, redondo e colorido quanto ela. Na mente inconsciente dos antigos ela formou par com vários. Foi esposa de Vulcano, teve um caso com Mercúrio (Hermes) e possivelmente amou com mais fervor Marte (Ares), o deus da guerra. Por ser tão bela e harmônica no céu foi explicada pelos antigos como a deusa da beleza que também era sinônimo de simetria e portanto harmonia e justiça. Filha de Urano, o deus céu, ela nasce do esperma do pai que caiu sobre as águas do mar. Brotada do elemento água, sinônimo da emoção ela não poderia ser outra senão a deusa do amor. Afrodite começa sua história como a África, ambas nascidas das águas. Para os navegadores antigos África significaria as terras banhadas pela água que avistamos do lado de lá. No mapa astrológico a Vênus se diferencia da Lua à medida em que representa o amor pelo sexo oposto, a vaidade, a abordagem erótica, a forma de dar e receber amor romântico, de desejá-lo e de desejar coisas. Uma Vênus bem posicionada no mapa natal representa gostos,  presentes, ganhos da vida e até aparência física. Em tempos antigos beleza e equilíbrio estético eram quase valores sinônimos. Por isso quando equilibrada a bela também seria justa. Assim, quando se trata da Lua falamos de humores e necessidades básicas de trocas afetivas. Quando falamos da Vênus falamos do amor entre casais, aparências, valores e desejos. Como alguém se sente ou como ama são informações disponíveis nos nossos mapa de nascimento.


Aline Maccari
  *Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas