quinta-feira, 28 de novembro de 2013

As sacerdotisas

A Lua está em Libra, signo do feminino, da diplomacia e da beleza. Mas, isso não significa que teremos dias tranquilos entre quinta e sexta. No céu são muitos os desafios. Das "Catacumbas de Priscila" (Plutão) na Itália, a Vênus traz um recado: as sacerdotisas sempre existiram.  Faça uma visita virtual ao sítio arqueológico de Roma sem sair da "a astróloga" com link do Google Maps no final do post. Urano agradece.
Não é porque a Lua está em Libra que o céu se apazigua. Aquela que rege os nossos humores sobrevoa o signo da beleza, do amor e da diplomacia, isso é fato. Mas, em Libra a Lua forma posições tão desafiadoras no dia de hoje que podemos nos assustar com a variedade de desafios que uma simples quinta nos reserva. Ela forma quadratura com Plutão em Capricórnio e oposição a Urano em Áries. A Vênus, tema do dia, está no alto do céu em oposição a Júpiter em Câncer e o Sol sagitariano continua sua quadratura com Netuno em Peixes

O afresco do Cubiculum da Mulher do Véu. Elas era chamadas de as mulheres-padre.
São ângulos tão tensos que poderão gerar faíscas nas nossas relações amorosas e profissionais. Podemos nos sentir emocionalmente abalados, às vezes sem saber exatamente o motivo. É que Plutão, o deus dos submundos não nos deixa ver os porquês, ele simplesmente nos instiga ao comportamento compulsivo e Urano ao violento. Quem tiver assuntos do amor ou dos negócios para resolver poderá dividir suas angústias e segredos com pessoas próximas sem muita resistência. O relacionamento com mulheres em diferentes esferas se torna um ponto importante e a disputa de poder entre casais pode ser cansativa. Possessividade e ciúme podem ser o conteúdo das cartas de um jogo onde ninguém ganha.
Lua em Libra, Vênus em Capricórnio: o terceiro signo de terra nos leva às mulheres sacerdotisas. O caprino com rabo de peixes sempre esteve no alto da montanha, no local mais próximo de Deus.
Com o Sol em Sagitário, mês dos assuntos sacerdotais e a Lua em Libra, o feminino, uma notícia chega no tempo certo. Em Roma há um sítio arqueológico conhecido como "As catacumbas de Priscila". O local, aberto à visitação, é estudado porque guarda parte da história dos cristãos fugidos dos séculos II e V. Mas agora, pesquisadores descobriram preciosidades que revelam que a igreja dos primórdios poderia ser bem mais progressista com relação ao trabalho da mulher que nos tempos atuais. Nos trabalhos de escavação dos labirintos subterrâneos foram descobertas pinturas e outras obras que podem sustentar a tese de que as primeiras comunidades cristãs tinham mulheres-padre
Muitos fragmentos de esculturas foram deixados para trás no saque do século XVI .
Uma delas mostra uma figura feminina de braços erguidos, semelhante a de um padre celebrando uma missa. Os pesquisadores afirmam ainda que as vestes que usavam são litúrgicas e que uma estola faz parte dos paramentos usados pelos sacerdotes. Noutro local, ainda nos subterrâneos, conhecido como "A Capela Grega" há a representação de um grupo de mulheres sentado a uma mesa fazendo gestos típicos de uma missa. Algumas esculturas também foram encontradas durante as escavações recentes. Parte delas teria sido saqueada no século XVI, quando o cemitério foi reencontrado pela primeira vez. Sabe se bem que a Igreja Católica não permite que as mulheres desempenhem o sacerdócio. 
As galerias subterrâneas  das "Catacumbas de Priscila" ainda são estudadas. O local é aberto também a visitações.
Diante das descobertas o Vaticano alega que as notícias sobre as escavações não passam de contos de fadas. Um tabu que a Igreja terá de enfrentar e colocar na sua pauta de discussões mais cedo ou mais tarde. São muitos os grupos que reivindicam a atuação da mulher como sacerdotisa. Em tempos de Plutão, o deus dos subterrâneos e Vênus, a deusa mulher, ambos em Capricórnio, formando quadraturas e oposições o tema do feminino surge do fundo da terra com força e publicidade. No fundo, as verdadeiras sacerdotisas nunca precisaram do aval das instituições para suas práticas. Elas sempre souberam que já contavam com as bênçãos dos céus. A Vênus sempre olhou por elas. Hoje e amanhã o tema venusiano se espalha e contamina a todos. Quem sabe hoje não brote das nossas entranhas uma mulher que pouca gente conhece!?
Aline Maccari

Urano (planeta de inovações e tecnologia) trabalhar pesado para como Prometeu trazer o fogo sagrado do conhecimento a nós simples mortais. Quem não pode ir a Roma pode visitar as "Catacumbas de Priscila" movendo setinhas nas quatro direções com o auxílio do Google Maps. Viva a passado! Viva o presente!

*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas