segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Feliz aniversário aos aquarianos


Em "Na Natureza Selvagem",  o diretor Sean Penn conta a história do aquariano Christopher McCandless de heterônimo Alexander Supertramp, nascido em 12 de fevereiro de 1968. Os aquarianos estão no cinema, na literatura, nas artes.. 
"Não me queira converter a convicção: sou lúcido! 
Já disse: sou lúcido.
Nada de estéticas com coração: sou lúcido!
Merda!: Sou lúcido!"

O trecho foi extraído de "Poemas" de Álvaro de Camposheterônimo de Fernando Pessoa. O poeta português flertava com a astrologia e teria inclusive ganhado alguns trocados com ela, afirma Paulo Cardoso, astrólogo português que recentemente escreveu um livro sobre essa faceta do autor. Pessoa teria criado heterônimos com traços de comportamentos típicos dos quatro elementos. Além disso seus mapas astrais fictícios  teriam o planeta Mercúrio (o da literatura) muito bem posicionados. Ou seja, as "personalidades" de Pessoa teriam sido construídas com a ajuda dessa "psicologia antiga".
Numa descrição sobre Álvaro de Campos o poeta explica que o personagem teria nascido em Tavira e estudado engenharia e mecânica na Escócia. Campos seria vanguardista, cosmopolita e seus poemas exaltavam o tom futurista da civilização e o progressismo da época. Seu estilo literário era delirante e violento, demonstrando desencanto pelo cotidiano das cidades. Para Campos, o mecanicismo, a velocidade e o próprio desejo de partir eram projeções que se repetiam em vários textos. E ao me deparar com vários trechos da obra de Campos o que vem à mente é a proximidade de seu comportamento com o arquétipo de Urano. Urano é planeta de revoluções, tecnologias, informação. É o planeta do novo, já que segue após Saturno, conhecido como planeta que rege o conservadorismo, o velho. Urano é explosivo, agressivo, ácido, mas necessariamente cínico. É o regente do signo de Aquário. No céu de hoje o Sol presenteia os aniversariantes de signo do aguadeiro. É a estréia dos aquarianos neste ano de 2013. Aquário não é signo fácil. Tem personalidade forte, apesar de se diluir quase que por completo quando se mistura ao grupo, ao coletivo. Porque ao contrário de Leão, seu signo oposto, é o não ego, enquanto Leão se identifica consigo mesmo, seu poder pessoal. Do elemento Ar, Aquário é signo de idéias, progressismo, pensamento e sem vaidade, a não ser a intelectual. Os aquarianos se dizem desapegados do mundo, dos valores e da tradição. São hippies, cientistas, psicólogos, artistas sempre com um orgulho escondido por suas ideias geniais e transformadoras. Na maior parte do tempo se dedicam a causas muito maiores que eles mesmos, como ONGs, políticas públicas ou a pessoas próximas como namoradas, esposas, filhos. Mas quando invadidos em sua "solitude" se sentem absolutamente desconfortáveis. E apesar da benevolência quase irrestrita podem às vezes reagir de forma explosiva e violenta. São também inconformados, rebeldes, atípicos e excêntricos como Urano. Podem cultivar o diferente pelo diferente, apenas para não se mostrarem identificados com a manada. E em várias épocas da vida podem, por tudo isso, se sentir muito deslocados no tempo e no espaço onde vivem. Por que afinal é inteligente demais, lúcido demais!  A lucidez aquariana pode ser até premunitória. E a "aquarianice"  às vezes pode não ser tão fácil de se viver. É o preço que paga o mensageiro dos deuses, aquele que inevitavelmente sabe mais que os outros. A esses tipos livres, engraçados, amigos, modernos, instigantes, desprendido e irreverentes, aos aquarianos e a Campos, ficam meus votos de feliz ano novo! E viva a lucidez!
Aline Maccari

Cenas do filme "Na Natureza Selvagem": A biografia de um adorável e excêntrico aquariano.
*Os posts são publicados diariamente no Blog da Astróloga, no Facebook e no Twitter. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: Aline Maccari.

Postagens mais visitadas